Como você investe seu dinheiro na divulgação do seu negócio? Em panfletos publicitários? Na rádio? Paga alguém pra distribuir seus folders na rua?
Segundo dados do IBGE de Abril deste ano, mais de 49% da população brasileira possui acesso a internet e mais, segundo site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a cidade conta com acesso gratuito à internet em 7 praças, 4 parques, 17 espaços públicos e 23 vilas/aglomerados da capital. Ou seja, estamos todos conectados!
Nesse artigo trazemos 6 motivos para você começar a investir dinheiro em marketing digital, ou seja, vamos explicar porque investir em mídia paga (Facebook Ads e Google Adwords) e em plataformas web de anúncio como o BHEventos pode ser um bom negócio para você.
- Te proporciona Autonomia e Flexibilidade
O marketing online te dá maior poder e autonomia sobre seu mercado potencial. Dentro da internet você pode descobrir dados demográficos, comportamentos, interações e tantas outras informações. Por exemplo, se você possui uma empresa que oferece serviço de buffet para festas e comemorações, você pode escolher fazer uma campanha de Google Adwords para atrair pessoas que moram apenas em Belo Horizonte e que estão procurando por tal serviço.
Você pode, também, escolher segmentar audiência pelo local e pelo interesse por comidas, bebidas e festas numa campanha de Facebook Ads.
Ou então, pode anunciar em guias especializados, como o BHEventos, que é totalmente direcionado para quem deseja contratar um fornecedor de eventos em BH e RMBH, proporcionando um direcionamento muito eficiente de divulgação para o seus clientes em potencial.
- Gera dados inteligentes!
Do planejamento ao relatório final, o marketing digital te traz ótimos dados (leia-se: métricas e análises relevantes para seu negócio e que te trazem ideias de como melhorar suas vendas).
Você pode simplesmente usar o Google para pesquisar como sua concorrência está se saindo nas campanhas de Google Adwords. Como? Basta usar o Planejador de Palavras Chaves do Google .
Há outras ferramentas bacanas e gratuitas como o Google Analytics e o Facebook Insights que geram informação para você medir como está a performance da sua marca, incluindo dados sobre o tráfego e conversão de visitantes.
- É simples criar, repetir, mudar e recriar!
É muito mais fácil você criar, substituir e refazer algo na internet do que em qualquer outro meio de comunicação. Imagine se você investe no Rádio: provavelmente suas chances de descobrir se você conseguiu fechar um contrato de serviço com algum cliente devido à um anúncio que você fez lá é muito baixo ou praticamente zero. E menos provável ainda é você conseguir descobrir quem ouviu o seu anúncio e em qual momento, certo?
Agora em um anúncio de Facebook Ads, por exemplo, você consegue não apenas destinar a campanha para as pessoas certas como também verificar quantos acessos você teve no seu site que vieram do Facebook. Ah e se os resultados não forem bons, basta analisar concretamente o que não deu certo e partir para uma nova campanha mais assertiva.
Outro exemplo (não pago dessa vez). Esse artigo que escrevo e você está lendo. Imagine se estivesse escrevendo para um Jornal. Um artigo para Jornal deve passar por várias revisões, edições, diagramador até ser publicado e se você cometer qualquer erro, bem, sua reputação fica comprometida. Agora, imagine se cometo algum erro nesse texto. Simplesmente posso editar antes que todos vocês leiam.
Voltando para os anúncios novamente: podemos criar anúncios pagos definindo o orçamento máximo a ser investido e podemos cancelar a qualquer momento com um simples clique!
- Te permite ser o amigo do seu cliente!
Uma campanha de markerting online te dá a chance de ter resultados mais duradouros que uma propaganda na TV que tem na maioria das vezes o objetivo único de chamar atenção. No lugar de você ser apenas um anúncio chato que está interrompendo a novela ou então o jogo de futebol do seu cliente, você pode ser a empresa que oferecedicas e conselhos para quem está realmente interessado em saber sobre você e seu negócio.
o Blog do BHEventos, por exemplo, oferece a oportunidade a alguns anunciantes com destaque de divulgar uma matéria que aborda serviços de eventos, novidades do mercado de eventos, dentre outros que podem ser enviados e/ou sugeridos.
- Compensa o investimento financeiro
Imagine que você tem uma banda que faz shows em diversos eventos (casamentos, bodas e formaturas). O que fazer para seus potenciais clientes te encontrarem?
- Você junta todo dinheiro que tem, faz uma grande arrecadação e investe por 30 segundos na TV da sua cidade às 14h da tarde?
- Você investe o seu orçamento na Rádio anunciando em menos de um minuto o seu serviço?
- Você investe uma quantia determinada em um anúncio do Google Adwords segmentando as pessoas que moram na sua cidade e que procuram por “bandas para festas de casamento” e por “músicos para tocar em formatura”?
- Você investe uma quantia determinada em um anúncio de Facebook Ads segmentando os interesses do seu público alvo, local e idade? Ah e claro, destina seus potenciais clientes para um link do seu site onde você oferece uma Playlist com as “10 músicas que toda noiva deve ter em seu casamento” em troca de alguns dados do seu visitante?
- Investe uma quantia determinada em um lugar que te dê grande visibilidade na internet e que tenha acessos que sejam relevantes para seu negócio.
As 3 últimas opções são as que eu recomendaria para você.
A grande diferença entre elas?
No Google Adwords trabalhamos com uma demanda existente. Quem está no Google só entra está lá porque precisa de uma resposta, ou seja, quem chegar de um anúncio do Google tem mais chances de virar um cliente mais rapidamente.
No Facebook Ads você tem a chance de gerar uma demanda. Provocar vontade nas pessoas de consumirem seu conteúdo, serviço, produto. Pois as pessoas não buscam você dentro do Facebook (podem buscar, mas não é esse o caso que estamos tratando). É você que ao segmentar a sua audiência consegue ser visto e se bem sucedido, gerado acessos, conversões e até mesmo vendas.
Já no caso de uma Plataforma Web de Anúncios você conquista visitas mais qualificadas. O que isso significa? Por exemplo, imagine que você tenha uma loja física de artigos para festas, está bem? Anunciando em uma plataforma web de anúncios você pode fazer seu anúncio à um custo muitas vezes menor que o Google e ser encontrado com mais facilidade pelo seu potencial cliente. O BHEventos por exemplo conta com mais de 40 mil visitas e mais de 80 mil páginas visitadas todos os meses. Ou seja, quem procura por fornecedores de eventos está aqui.
- Seus concorrentes podem estar na sua frente!
Há uma grande possibilidade de que seus concorrentes já estejam produzindo conteúdo relevante, usando ativamente o Facebook, e investindo em anúncios. Eles estão atraindo oportunidades de negócio, ganhando a confiança da sua parcela de mercado e fidelizando aqueles que poderiam ser os seus clientes.
A divulgação tradicional aquela feita na rádio ou em panfletos ou na TV pode ainda ser eficiente em algumas situações. Mas para sua campanha ser efetiva e competitiva, recomendamos usar o marketing digital como parte integral da sua divulgação. Não esqueça que potenciais clientes e aqueles que já são seus clientes estão te esperando no mundo online.
Fonte: BH Eventos
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